QUEM SOMOS

Fundado em 30 de julho de 1942, pela sra. Avelina Maria de Jesus, o Templo Espírita Vicente de Paulo tem por fundamento os valores do Evangelho de Jesus, explicados à luz da Doutrina Espírita, oferecendo a todos aqueles que o procuram a assistência espiritual e estudos doutrinários

VICENTE DE PAULO

Nascido em Pouy, França, em abril do ano de 1581, filho de camponeses, conseguiu formar-se como sacerdote católico com grande sacrifício de seu pai; sua atuação foi marcante na reforma católica francesa, no século XVII. Fundou comunidades religiosas de leigos, Confraria da Caridade e Filhas da Caridade, destinadas a socorrer material e espiritualmente os doentes pobres, principalmente os camponeses.

Criou também uma comunidade de padres seculares, os lazaristas, que se dedicava ao ensino e ao tratamento de enfermos; eles organizavam retiros sob a direção de Vicente de Paulo, que também se preocupava com a reforma do clero, tendo inclusive sido nomeado pela regente Ana da Áustria membro do Conselho da Consciência, que orientava os reis da França nas questões eclesiásticas.

No livro “São Vicente de Paulo – uma biografia”, a autora Marie-Joëlle Guillaume apresenta Vicente de Paulo como sendo o “Maestro da Caridade”, título esse que seguramente resume a sua vida na Terra, que veio a terminar em 27 de setembro de 1660, em Paris. Foi canonizado pelo Vaticano em 16 de junho de 1737.

Vicente de Paulo é o patrono e mentor da nossa instituição.

AVELINA MARIA DE JESUS

Nascida no ano de 1874, em Claraval - MG, trabalhou como empregada doméstica em diversos lares francanos e serviu, por muitos anos, na Estância Santa Eufrásia, propriedade de Cavalheiro Caetano Petráglia, onde participar de sessões espíritas, atuando como médium.

Em sua idade mais avançada, ela resolveu fundar um centro espírita, com o nome de Templo Espírita Vicente de Paulo. Dona Avelina costumava explicar a seus amigos: “Não posso andar para ir assistir às sessões em outros lugares, assim, o Vicente de Paulo fica perto de mim”.

Desencarnou no dia 09 de setembro de 1954, aos 80 anos de idade, de insuficiência cardíaca.

FRANCISCO DE PAULA VÍTOR

Nasceu no dia 12 de abril de 1827, em Campanha-MG, filho de escravos, ele não seria criado como tal, pois dona Marianna Bárbara Ferreira, dona da casa onde ocorreu seu nascimento, tornou-se sua madrinha; sob sua tutela, Francisco aprendeu a ler, escrever, tocar piano e falar francês. Na sua juventude, trabalhou como alfaiate, quando veio a manifestar seu sonho de se tornar sacerdote católico, no que foi amparado mais uma vez por sua madrinha.

Francisco tornou-se, após muita resistência por parte da sociedade e da própria igreja, o primeiro jovem negro a entrar para o seminário, na cidade de Mariana-MG, tendo sido ordenado sacerdote em 14 de junho de 1851.

No ano de 1852 foi para a vila de Três Pontas (MG), onde também enfrentou muita resistência, pois a vila reunia em sua maioria fazendeiros que faziam sua riqueza com o trabalho escravo. Além de atuar como sacerdote, fundou a primeira escola naquela localidade, pois tinha um grande amor pela educação. Também merece grande destaque seu devotamento aos mais simples e pobres. Ficou conhecido como “O Anjo Tutelar de Três Pontas”.

Desencarnou em 23 de setembro de 1905; em 14 de novembro de 2015 foi beatificado pelo Vaticano.

Padre Victor também é mentor do Templo Espírita Vicente de Paulo.